Busca rápidaX

MANCHETES

Pejuçara auxilia famílias em razão da estiagem e espera ajuda governamental

11 de fevereiro de 2023

O escritório da Emater, em Pejuçara, realiza novo levantamento sobre as perdas causadas pela estiagem no município. O vice-prefeito e secretário de Agricultura e Meio Ambiente, João Luis Valandro, observa que a perspectiva é que na soja os prejuízos estejam entre 40 e 50%. No milho sequeiro a quebra é praticamente total.

Nos últimos dias, maquinários da prefeitura concluíram o trabalho de silagem para os agricultores e o produto teve baixa qualidade, pois o cereal produziu granação muito ruim. Valandro enfatiza que nesse ano a estiagem é pior do que a seca registrada em 2022, pois mesmo com as chuvas do último inverno, os rios não conseguiram recuperar o nível adequado de água e agora voltam a ter vazão muito baixa.

Algumas poucas famílias do interior pejuçarense recebem água potável que é levada com caminhão da administração municipal. Também falta água para animais, por isso, a prefeitura efetua abertura de bebedouros. Com recursos financeiros da prefeitura, o município auxilia moradores com caixas de água e extensão de redes de água.

O decreto de emergência já foi homologado pelo Estado e reconhecido pelo governo federal. O vice-prefeito de Pejuçara espera que, com isso, o município receba ajuda, especialmente, para auxiliar agricultores familiares. Recentemente a administração pejuçarense concluiu a perfuração de um poço artesiano na comunidade de Santo Antônio.

Valandro explica que existe necessidade de implantar poços artesianos na Linha Base, imediações da cidade, também nas localidades de Vista Alegre e Passo do Inglês. Talvez o decreto de emergência desse ano ajude parte dessas obras.

Há cerca de um mês, a prefeitura de Pejuçara recebeu recursos financeiros do Estado para o projeto de construção de 10 microaçudes, ainda referente à estiagem do ano passado. Agora acontece licitação para contratação de horas máquina.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!