As aulas deste ano para os cursos de graduação da Unijuí, exceto medicina, vão começar na próxima quarta-feira, 22. São cerca de 4 mil alunos, dentre os quatro campi da instituição. No entanto, se contabilizar estudantes dos cursos de mestrado, doutorado e outras áreas, o total fica em aproximadamente 7 mil.
Referente ao curso de Medicina, no dia 30 de janeiro começou o internado da primeira turma no Hospital de Caridade de Ijuí e no último dia 13 iniciaram as aulas do primeiro semestre de 2023. Durante entrevista hoje pela manhã na RPI, a reitora, Cátia Nehring, disse que para este ano, a Unijuí tem vários desafios, por exemplo, juntamente com demais universidades comunitárias, atuar para ampliar as relações dessas instituições na sociedade, com impactos na educação, saúde, desenvolvimento, dentre outros segmentos.
Nesse sentido, comentou parceria já existente com a Unicruz, URI e Universidade de Passo Fundo. Cátia Nehring ainda frisou o foco da Unijuí em reorganizar ações nos campi da instituição, buscar receitas para além dos cursos de graduação e ampliar possibilidades de financiamento do ensino superior.
Semana passada, a reitora da Unijuí participou da primeira reunião da Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior com novo ministro da Educação, Camilo Santana, em Brasília. Inclusive, Cátia Nehring é segunda secretária da Abruc.
Em relação ao novo governo federal, uma das ideias é fazer reconhecer a lei das universidades comunitárias, que completa 10 anos. Na mesma entrevista na Progresso, a reitora da Unijuí observou a importância de aproximação com o governo gaúcho, até porque o governador reeleito, Eduardo Leite, disse que a educação é a principal prioridade do Estado nessa nova gestão.