Busca rápidaX

MANCHETES

Aumento dos custos de produção desenquadra agricultores do Pronaf

25 de fevereiro de 2023

Uma das preocupações da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul é que as regras do Pronaf não acompanharam os aumentos dos custos de produção. Durante entrevista na RPI, o presidente da entidade, Carlos Joel da Silva, disse que essa situação desenquadrou muitos agricultores familiares do Pronaf. Diante disso, essa parcela precisou migrar para o Pronamp, que é mais ligado à media e grande agricultura.

O presidente da Fetag citou, por exemplo, aumento dos preços de maquinários e insumos agrícolas nos últimos dois anos. Carlos Joel da Silva falou da mencionada temática ao avaliar o anúncio de medidas contra a estiagem feito pelo governo federal, quinta-feira, no Rio Grande do Sul. A União vai liberar 430 milhões de reais para investimento em irrigação, poços, cisternas, barragens, compra de cestas básicas, dentre outras ações.

Porém, a Fetag quer, por exemplo, rebate de 35% nas parcelas de financiamentos agrícolas, prorrogação dos financiamentos de custeio pecuário e investimento do Pronaf e Pronamp com prazo alongado, ainda linha de crédito de até 50 mil reais, com 10 anos para pagamento e rebate de 30% de adimplência.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí