Busca rápidaX

MANCHETES

Capão do Cipó entra na semana da eleição suplementar

27 de fevereiro de 2023

O município de Capão do Cipó vai realizar no próximo domingo, 05, eleição suplementar para escolha de novos prefeito e vice. Há duas chapas inscritas. De um lado concorre a prefeito, Leandro Pereira, que é agricultor, e a vice, a vereadora Nara Nascimento, ambos do PP. A outra chapa tem como candidato a prefeito, Adair Cardoso, que é vereador pelo PDT, e a vice, o agricultor Elson Engleitner, do MDB.

Durante entrevista na RPI, a juíza responsável pela 44ª Zona Eleitoral, com sede em Santiago, que abrange Capão do Cipó, Ana Paula Michel Santos, disse que o pleito tem as mesmas regras de uma eleição de período habitual. Com isso, as chapas podem fazer campanha até sábado, com carreata, passeata, distribuição de material informativo, dentre outras ações. Domingo, poderá ocorrer apenas manifestação silenciosa, ou seja, o eleitor de Capão do Cipó poderá votar, por exemplo, com uso de camiseta, adesivo ou bandeira, mas sem propaganda de boca de urna.

Haverá 13 seções eleitorais, igual número e nos mesmos locais em relação à eleição municipal de 2020, já com os mesários definidos. A votação vai acontecer das 8 às 17 horas. Os eleitores são os mesmos que estavam aptos a votar em 2020, exceto se teve algum problema, por exemplo, condenação criminal. A juíza, Ana Paula Michel Santos, ressalta que a maioria da população de Capão do Cipó possui identificação biométrica para votar.

Hoje e amanhã a Justiça Eleitoral realiza cerimonias públicas de fiscalização das urnas eletrônicas para verificar se os equipamentos possuem todas as informações para o pleito. Esses atos podem ser acompanhados pela população. Os vencedores da eleição municipal suplementar de Capão do Cipó deverão assumir os cargos entre 15 e 18 de abril.

Desde o dia 18 de outubro do ano passado o Executivo de Capão do Cipó tem prefeito interino, através do presidente da Câmara de Vereadores. Haverá eleição suplementar em Capão do Cipó porque o prefeito, Osvaldo Froner, do PP, e o vice, Anselmo Fracaro Cardoso, do PDT, eleitos em 2020, tiveram os mandatos cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral. Eles foram acusados de terem distribuído vales-combustível durante a campanha eleitoral.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!