Os dois homens que agrediram violentamente e subtraíram uma quantia em dinheiro de um idoso, em fato ocorrido em fevereiro de 2022, em Santa Bárbara do Sul foram condenados nesta terça-feira, 28 de fevereiro.
A decisão partiu da Vara Judicial da Comarca de Santa Bárbara do Sul. Um dos réus, de 20 anos na época do crime, morador do Bairro Aparecida, foi condenado a pena definitiva em 14 anos e 8 meses de reclusão mais o pagamento de multa.
Já o outro réu, de 27 anos na época do crime, morador do Bairro Cohab, foi condenado a pena definitiva em 16 anos e 8 meses de reclusão mais o pagamento de multa.
Os réus foram enquadrados pelo crime de tentativa de latrocínio, com o agravante da vítima ser maior de 60 anos na data do fato. Ambos seguirão em regime fechado até progressão de pena. A decisão é passível de recurso.
No caso, ainda, conforme a sentença proferida pelo Juiz da Comarca de Santa Bárbara do Sul, Camillo Piana, foi reconhecida a prática do crime mediante o emprego de arma branca e em concurso de duas pessoas, aumentando-se as penas.
O crime
O crime aconteceu no início da noite de 20 de fevereiro de 2022, quando um idoso de 68 anos foi esfaqueado na barriga, agredido na cabeça e teve pertences subtraídos, no bairro Aparecida, em Santa Bárbara do Sul.
Mesmo ferido, o idoso conseguiu pedir ajuda e após precisou de atendimento médico, com a gravidade dos ferimentos foi transferido para Cruz Alta onde permaneceu por alguns dias até se recuperar.
A dupla envolvida no crime foi presa alguns dias depois. Eles foram encaminhados a Penitenciária Modulada de Ijuí, onde ficaram à disposição da Justiça e onde permanecerão detidos.