Uma comitiva de Ijuí está em Brasília, principalmente, para encaminhar a efetivação das paralelas na BR 285, trecho de aproximadamente 10 km, entre o aeroporto e a 10ª delegacia da Polícia Rodoviária Federal. Ontem à noite, o grupo teve reunião com o Ministro dos Transportes, Renan Filho. Na ocasião, o ministro disse que até o fim deste mês o governo federal deve publicar o edital de licitação para selecionar a empresa vai construir as vias paralelas na BR 285, em Ijuí.
Durante o encontro, Renan Filho disse que as paralelas da BR 285 estão incluídas dentre as metas dos 100 primeiros dias do novo governo federal. Além disso, está em articulação a ampliação de recursos financeiros para essas obras. A estimativa é da necessidade de 203 milhões de reais para as paralelas.
Integrantes da comitiva aproveitam a viagem à Capital Federal para encaminhamento de outros projetos. A reitora da Unijuí, Cátia Nehring, que participa do grupo, ressalta que a prioridade é a defesa das paralelas, visto impacto para mobilidade dos universitários.
No entanto, ela manteve audiência no Ministério da Ciência e Tecnologia, onde solicitou ampliação de prazo e mais recursos financeiros para obras na instituição. No Ministério da Saúde a reitora da Unijuí verificou critérios do hospital escola para área da saúde da universidade. Também conversou com vários parlamentares, principalmente deputados federais Pompeo de Mattos e Covatti Filho, com objetivo de conseguir emendas para aquisição de equipamentos para o laboratório de solos.