Com 30 casos acumulados de dengue neste ano, Ijuí é um dos municípios com maior número de pessoas infectadas pela doença no Rio Grande do Sul. Durante entrevista hoje pela manhã na RPI, o responsável pela Vigilância Sanitária Municipal, Ortiz Schröer Júnior, disse que há 36 suspeitas da patologia e, nesse caso, é aguardado resultado de exame laboratorial. Outras 26 notificações deram negativas.
Ontem, houve reunião com a 17ª Coordenadoria Regional de Saúde, com sede em Ijuí, para discutir ações de combate ao mosquito Aedes aegypti que, além da dengue, também transmite o Zika Vírus e Febre Chikungunya. No momento, Ijuí não registra casos de Zica e Chikungunya. Ortiz enfatizou que no encontro de ontem também foi abordada a situação de Jóia que, da mesma forma, sofre com a dengue. Ele alertou que se a situação seguir como está em Ijuí, em breve outros municípios da região vão começar a constatar infectados por dengue.
No caso de Ijuí, os bairros com maior número de casos confirmados são Burtet, Alvorada, Ferroviário e adjacências. Nesta manhã ocorreu ações, por exemplo, com aplicação de inseticida no Burtet. À tarde o mesmo trabalho vai acontecer no bairro Ferroviário. Ortiz Schröer Júnior pede que a população ajude e evite deixar água parada, além de outras medidas de limpeza para evitar proliferação do Aedes aegypti. Além disso, é fundamental que especialmente as pessoas com a doença ou suspeita da patologia, também familiares, usem repelente.