Busca rápidaX

MANCHETES

Tributos, desburocratização e novas tecnologias centralizam debates da assembleia da Famurs

14 de março de 2023

Como forma de definir projetos para este ano, a Famurs – Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul – realiza até amanhã, em Xangri-Lá, no litoral norte, a assembleia de verão. A RPI acompanha o evento.

Ao ser entrevistado nesta manhã, o presidente da Famurs e prefeito de Restinga Seca, Paulinho Salerno, disse que muitas preocupações da federação se referem à temas antigos, por exemplo, reforma tributária com novo pacto federativo, para que os municípios fiquem com maior percentual de dinheiro resultante da arrecadação de impostos, pois, atualmente, o governo federal redistribui percentual insuficiente de recursos.

Salerno ainda observou a atenção com alteração do ISS, visto que para médios e grandes municípios esse imposto é uma importante fonte de receitas, devido ao crescimento ou instalação de empresas. A assembleia da Famurs também vai focar em novidades. O presidente ressaltou na Progresso que amanhã, a tarde vai ser dedicada à inovação, inclusive, com um exemplo da prefeitura de Panambi sobre tecnologias e soluções do metaverso, ou seja, tipo de mundo virtual, na gestão municipal.

Paulinho Salerno aproveitou para destacar o debate em torno da lei de liberdade econômica, a fim de facilitar implantação de empreendimentos nos municípios. Ele revelou que a Famurs vai assinar convênio com o Sesi para realização de pesquisa nos municípios gaúchos para verificar qual nível de conhecimento dos professores de escolas municipais sobre utilização de novas tecnologias nos educandários.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!