Busca rápidaX


MANCHETES

Fetag-RS reúne-se com a bancada federal e define data de mobilizações no Estado

14 de março de 2023

A Fetag-RS realizou, ontem, 13, mais um movimento de pressão em busca das pautas da estiagem. Parlamentares da bancada federal e representantes estiveram na sede da Federação para dialogar sobre as medidas necessárias para minimizar os prejuízos da agricultura e da pecuária familiar.

Estavam presentes os(as) deputados federais Heitor Schuch, Alceu Moreira, Any Ortiz, Dionilso Marcon e Pompeo de Matos, a suplente do senador Paulo Paim, Cleonice Back, e representantes dos(as) parlamentares Maria do Rosário, Giovani Cherini, Mauricio Marcon e Bohn Gass assistiram a apresentação de todos os pontos da pauta, mesmo aqueles que já foram atendidos, mas que ainda são insuficientes. A Fetag-RS solicitou trabalho em conjunto da bancada gaúcha em defesa da agricultura e da pecuária familiar do Estado.

Provocados pela Fetag-RS, os(as) parlamentares presentes se comprometeram a encaminhar a solicitação de uma reunião entre a bancada gaúcha e a Fetag-RS com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, para que este convoque os ministérios envolvidos, Agricultura, Desenvolvimento Rural, Desenvolvimento Social e Fazenda para discutir a pauta.

O presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, reforçou para os parlamentares o tamanho das dificuldades que estão sendo enfrentados pela agricultura e pecuária familiar em virtude de mais uma estiagem e deixou claro que mobilizações poderão ocorrer nos próximos dias caso nenhuma medida seja anunciada nos próximos dias. “É urgente que o Governo Federal tome alguma atitude que de fato atenda os interesses dos(as) produtores(as). As medidas já anunciadas foram importantes, mas não atendem as necessidades da categoria”.

Após a reunião com parlamentares, os(as) coordenadores regionais e a diretoria da Fetag-RS seguiram discutindo o andamento da pauta da estiagem e definiram que no dia 30 de março serão realizadas mobilizações no Estado. Nesta semana, a Fetag-RS voltará a Brasília para pressionar o governo novamente, acompanhada da Contag.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e Fetag