Hoje vai ser o último dia da assembleia de verão da Famurs – Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul – que acontece em Xangri-Lá, no litoral norte. A maioria dos prefeitos da Amuplam – Associação dos Municípios do Planalto Médio – com sede em Ijuí, está presente. A Rádio Progresso também participa.
Ontem, ao conceder entrevista para a RPI, o presidente da Famurs e prefeito de Restinga Seca, Paulinho Salerno, disse que uma das preocupações se refere à reforma tributária com novo pacto federativo. Isso, para que os municípios fiquem com maior percentual de dinheiro resultante da arrecadação de impostos, pois, atualmente, o governo federal redistribui parcela insuficiente de recursos. Paulinho Salerno aproveitou para destacar o debate em torno da lei de liberdade econômica, a fim de facilitar implantação de empreendimentos nos municípios.
Já o presidente da Amuplam e prefeito de Jóia, Adriano Marangon de Lima, comentou da necessidade do governo federal garantir recursos suficientes para custear projetos criados e repassados às prefeituras o que, muitas vezes, não acontece. O prefeito de Ijuí, Andrei Cossetin, por sua vez, enfatizou que a assembleia da Famurs se torna fundamental também por ser momento em que os municípios debatem problemas semelhantes.
Joelson Baroni, prefeito de Catuípe, também falou na RPI e observou a importância da união dos municípios para que as pautas coletivas sejam atendidas. Para ele, uma das principais preocupações do momento é com os efeitos da estiagem nos municípios e a queda de arrecadação devido à quebra na agricultura.
Quem também está na assembleia da Famurs é o prefeito de Coronel Barros, Édson Arnt. Ele disse que essa união de prefeituras fortifica o municipalismo e destacou que o encontro no litoral norte já serve de base para participação de prefeitos e demais representantes municipais na Marcha dos Prefeitos a Brasília, que vai ocorrer de 27 a 30 deste mês na Capital Federal.
Outro que concedeu entrevista para a RPI foi o prefeito de Panambi, Daniel Hinnah. Ele enfatizou a importância da experiência que Panambi vai apresentar, hoje à tarde, no evento da Famurs sobre tecnologias e soluções do metaverso, ou seja, tipo de mundo virtual, na gestão municipal. Daniel Hinnah está à frente da Câmara Técnica de Inovação da Famurs.
Já o governador, Eduardo Leite, apresentou, na assembleia da Famurs, a criação de uma plataforma de acompanhamento dos convênios com os municípios. Pelo site convenioseparcerias.rs.gov.br haverá gerenciamento dos convênios com as prefeituras, também com objetivo de agilizar a formulação de novos convênios e ter menos burocracia.