Busca rápidaX

MANCHETES

150 anos de emancipação de Santo Ângelo são lembrados no Parlamento gaúcho

16 de março de 2023

Numa solenidade marcada por reencontros e emoção, a Assembleia Legislativa rendeu homenagem aos 150 anos de emancipação de Santo Ângelo na tarde desta quarta-feira dia 15, por iniciativa do deputado estadual Eduardo Loureiro (PDT). “São poucos municípios que se notabilizam em chegar a um sesquicentenário como a que Santo Ângelo irá alcançar no próximo dia 22 de março. Quando isso ocorreu, o Brasil vivia ainda sob regime imperial, com apenas 10 milhões de habitantes”, disse o parlamentar no início de seu discurso.

Lembrando que a fundação da cidade remonta mais de 300 anos, ainda como redução jesuítica-guarani, fez menção a todas as gerações, etnias e classes sociais que ajudaram no desenvolvimento do município após sua emancipação de Cruz Alta em 1873, fazendo referência ao atual prefeito Jacques Barbosa, ao ex-prefeito Valdir Andres e ao ex-deputado federal Celso Bernardi, todos presentes à mesa de honra da sessão. Lembrou ainda do seu pai, o ex-prefeito e ex-deputado Adroaldo Loureiro, que por coincidência do destino, estaria fazendo 75 anos justamente neste dia 15 de março.

Ex-prefeito por dois mandatos, sendo o mais novo da história de Santo Ângelo, Loureiro ressaltou os muitos avanços conquistados nas últimas décadas, sem esquecer as lutas atuais. “Se avançamos na saúde, ainda temos o desafio de fortalecer o HSA. Se unidos melhoramos o Aeroporto Regional, ainda temos um longo caminho para consolidá-lo no futuro e ainda carecemos de obras em rodovias, em trevos e pontes”, citou o deputado. A sessão contou com a presença de representantes do Governo do Estado, da Defensoria Pública, de vereadores de Santo Ângelo, da primeira-dama Juliana Barbosa, assim como do presidente da 20ª Fenamilho Luiz Voese, das soberanas da feira e do sesquicentenário, além de santo-angelenses radicados em Porto Alegre.

Fonte: ALRS - Assembleia Legislativa
error: Conteúdo protegido!