O município de Jóia retomou nesta semana o trabalho de bloqueio mecânico visando conter a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus. Na região da Amuplam, o município é o segundo com mais casos positivos de dengue, com 105 casos, ficando atrás apenas de Ijuí, que nesta quarta-feira, 29, teve confirmados 235 casos da doença, sendo o segundo município do Rio Grande do Sul com mais positivados.
Segundo a secretária de Saúde de Jóia, Isadora Fontana, a retomada desse trabalho aconteceu após uma reunião com representantes da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde na semana passada.
“Nós desde segunda-feira, 27, retomamos o bloqueio mecânico em Jóia. Após isso, conforme vamos conseguindo avançar, vamos já iniciar o bloqueio químico, quando teremos o apoio dos nossos agentes de saúde, nossos fiscais e também a Secretaria de Obras estará auxiliando nesta ação. Serão vistoriados todos os pátios, as caixas d´água, que temos bastante dificuldade de chegar até elas, para verificar se elas estão fechadas, se tem alguma larva. Então, a Secretaria de Obras ela vai nos auxiliar nesta parte, porque para nós da Secretaria de Saúde fica mais difícil fazer esta vistoria. O objetivo é fazer, novamente, um mutirão em toda a cidade, para estarmos vistoriando e verificando se não ficou algum lugar sem ter passado por vistoria, pois entendemos que os casos notificados já deveriam estar baixando, mas não é o que está acontecendo”, relata a secretária de Saúde joiense.
Conforme Isadora Fontana, até o momento, todos os casos da doença são da área urbana de Jóia.