Busca rápidaX

MANCHETES

Coxilha Nativista trará para a sua 43ª edição novas atrações

3 de abril de 2023

O CTG Turibio Verissimo de Cruz Alta, no sábado, 1º, foi palco do lançamento local da 43ª Coxilha Nativista, 37ª Coxilha Piá, 6ª Coxilha Instrumental e 4ª Coxilha Vai às Ruas. A realização do festival está confirmada de 26 a 29 de julho, no Ginásio Municipal de Esportes. Grandes nomes da música gaúcha foram revelados no palco do festival que se perpetua como o único sem interrupções. A edição de 2023 será ainda mais especial, com inúmeras atrações, estando, dentre elas, a Coxilha dos Idosos e o apoio da Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Estadual.

Durante o ato de lançamento, foram apresentadas as novas prendas do festival: Maria Eduarda de Paula, do CTG Querência da Serra; Geovana Stangerlin de Mello, do CTG Rodeio da Saudade e Andressa Anita Ribas Fagan, do CTG Turíbio Veríssimo.

Também na oportunidade, foram conhecidos os jurados desta edição, que são eles: César Oliveira, Fabi Lamaison, Jaime Brum Carlos, Lincon Ramos, e Lu Schiavo.

Na cerimônia, a Prefeita de Cruz Alta, Paula Rubin Facco Librelotto, lembrou que a Coxilha é um patrimônio do município, conhecido, inclusive, internacionalmente, estando entre um dos maiores festival do Mercosul. “Agradeço a todos que contribuem para a realização do festival”. Dra. Paula, destacou, ainda, a participação do Deputado Estadual, Rafael Braga Librelotto que, não mediu esforços junto ao Governo Estadual e ao Conselho Estadual de Cultura, para conseguir a Lei estadual de incentivo à cultura. “A Coxilha vai chegar, sim, em todos os lugares de Cruz Alta, já que será levada para as escolas, bem como envolverá idosos, e irá preparar as crianças para participação na fase local da Coxilha Piá. O sucesso desta Coxilha, só dependerá da nossa união, mais uma vez”.

Rafael Braga Librelotto, Deputado Estadual, ressaltou que a Coxilha Nativista leva o nome de Cruz Alta para todo o País. “Sinto-me orgulhoso em falar deste festival. Com responsabilidade financeira, é possível fazer um grande festival, sem gerar grandes gastos oriundos dos cofres públicos do município. Esta será a maior Coxilha de todos os tempos, pois envolve desde as crianças, jovens, idosos, ou seja, toda a população. Vida longa à Coxilha Nativista de Cruz Alta”.

Shana Reis, Coordenadora de Cultura, falou sobre a integração, especialmente nesta edição da Coxilha, do tradicionalismo com o nativismo. “Hoje, vemos dois movimentos de nossa cultura, unidos, trabalhando juntos, com o envolvimento dos três CTGs. Falar de Coxilha é sempre muito emocionante. Estamos muito empolgados com este festival que terá sua programação completa”. A Coordenadora disse que, nesta edição, uma das novidades, será a Coxilha Piá, fase local. “Vamos levar esse projeto para as escolas, com o objetivo de incentivar a participação de nossas crianças. Esta Coxilha, com certeza, será sucesso garantido”, comentou Shana.

O Produtor, João Bosco Ayala, salientou que os festivais, anualmente, buscam inovar, com atrações e projetos. “A Administração atual contribuiu muito para que a Coxilha Nativista alcançasse esse estágio de maturidade cultural e financeira. Estamos, desde o ano passado, preparando um grande festival que terá inúmeras atrações a serem divulgadas na sequência”.

INSCRIÇÕES ABERTAS

As inscrições para a 43ª Coxilha Nativista já estão abertas e podem ser feitas até 20 de maio. A triagem ocorrerá de 1º a 3 de junho, com a divulgação das canções classificadas, no dia 5 de junho. O regulamento do festival pode ser consultado no site da Prefeitura Municipal de Cruz Alta.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e prefeitura
error: Conteúdo protegido!