A UPA – Unidade de Pronto Atendimento de Ijuí – registra grande procura por atendimentos, em razão de dengue, virose e Covid. O secretário municipal de Saúde, Márcio Strassburger, reforça o que havia dito no fim de semana para a Progresso de que o maior número é de pessoas com suspeita ou confirmação de dengue, ainda com virose. Disse que ontem, até a metade da tarde, foram 240 atendimentos. Domingo foram 270. A média diária está entre 270 e 280.
Em fevereiro deste ano, a UPA realizou média de 150 a 170 atendimentos por dia, mas a partir de março começou aumentar. Strasburger ainda observou que ontem o Corujão da Saúde recebeu mais de 80 pessoas. O local atua das 18 às 21 horas, na sede da secretaria da Saúde. E
m relação à UPA, para equilibrar a grande demanda de serviços, a prefeitura ijuiense reforçou as equipes com mais médicos e enfermeiros, mas o número de pacientes é muito superior à capacidade de profissionais, por isso as pessoas reclamam do tempo excessivo de espera para atendimento. Ijuí acumula, nesse ano, 435 casos de dengue, acréscimo 124 num comparativo com a última sexta-feira. Além disso, há 158 suspeitos.