O vereador Ricardo Adamy (MDB) propôs, através de um anteprojeto de lei, a criação do programa Wi-fi livre para Ijuí. O anteprojeto tem por objetivo autorizar o Poder Executivo Municipal a disponibilizar gratuitamente sinal público de internet através em todos os espaços e prédios públicos no município de Ijuí.
Tal proposta visa que o município busque evitar o analfabetismo digital, tendo em vista os avanços tecnológicos, aos quais muitas vezes nossos jovens, por pertencerem a famílias de baixa renda, não possuem condições de ter acesso para pesquisa.
EXEMPLO DE SANTA CATARINA
No mês passado, a Secretaria de Tecnologia do Município de Itajaí, em Santa Catarina, informou que atingiu a marca de 200 mil usuários cadastrados no projeto Wifi Livre; ao todo, há 205 pontos da internet instalados estrategicamente na cidade entre os bairros, zona rural e região central.
De acordo com as informações divulgadas pela assessoria de comunicação da Prefeitura de Itajaí, o projeto Wi-fi Livre foi inaugurado em 2018 visando à inclusão digital de toda população itajaiense, tal como proporcionar conforto e comodidade para os turistas que visitam a cidade e podem acessar a rede de internet gratuitamente.
O projeto mantém acesso à internet em todas as unidades de saúde, escolas do município e pontos turísticos, como a Igreja Matriz, Mercado Público, orla das praias de Cabeçudas, Atalaia, Praia Brava e Molhes da Barra, além de prédios públicos com atendimento ao cidadão.