Após o ataque nessa quarta-feira à creche Cantinho do Bom Pastor, em Blumenau, em Santa Catarina, várias prefeituras gaúchas mobilizaram-se para tranquilizar os pais e garantir a segurança dos estabelecimentos frequentados por crianças e adolescentes. Em Canoas, por exemplo, a Guarda Municipal, vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública, reforçou o patrulhamento nas escolas municipais de ensino fundamental, de educação infantil e creches conveniadas desde o começo da manhã desta quinta-feira.
Conforme o diretor da Guarda Municipal de Canoas, Eder Martini, todas as equipes estão mobilizadas.
Em Uruguaiana, a secretária municipal de Educação, professora Maria Helena Bairros Machado, solicitou que as comunidades escolares, em especial os gestores, tenham um cuidado especial com os acessos às escolas. Uma nota foi enviada às 32 escolas da rede municipal, sendo 15 de ensino fundamental e 17 de ensino médio.
Em Taquara, a prefeita Sirlei Silveira determinou a contratação de zeladores para a segurança de 14 escolas municipais infantis da cidade. O processo já começou a ser feito pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte.Através das redes sociais, ela também externou solidariedade e carinho às famílias das crianças vítimas do ataque, considerando o episódio como “hediondo, chocante e consternante”.
Em Estrela, a secretária municipal de Educação, Elisângela Mendes, destacou que as câmeras de vigilância estão presentes em todos os 21 educandários da rede e um sistema de videomonitoramento em tempo real permite o acompanhamento da rotina escolar. Conforme a secretária, o uso de detectores de metais móveis e outras medidas como portões eletrônicos, sistemas de alarmes e vigilância predial também são utilizados em momentos especiais ou quando se registra a demanda, como em caso de comportamento estranho de algum aluno ou denúncias.
Ela informou ainda que todas as unidades escolares da rede municipal de ensino possuem imagens das entradas registradas, com acompanhamento em tempo real de uma central de videomonitoramento instalada na própria Secretaria Municipal de Educação. “Realizamos investimentos neste meio de segurança já no nosso primeiro ano de gestão. Ampliamos isso no ano passado e agora mais ainda. E a proposta é seguir investindo nestes sistemas pois têm trazido bons resultados”, adiantou Elisângela Mendes. “Nossas escolas possuem portões eletrônicos, interfones, sistemas de alarmes, e até mesmo segurança predial com equipe terceirizada nos demais horários”, enfatizou.