Busca rápidaX

Ijuí se aproxima dos 600 casos de dengue

9 de abril de 2023

Em função dos primeiros casos de dengue neste ano em Pejuçara e possível surto da doença, a prefeitura de Pejuçara emitiu decreto com medidas para tentar conter o avanço da patologia. O executivo também prepara os serviços de saúde caso haja aumento na busca de atendimentos por pessoas com suspeita ou confirmação da doença.

Está suspensa, por 45 dias, a coleta e armazenamento de água da chuva em cisternas ou reservatórios. Nas piscinas, deve ser realizado o tratamento de água à base de cloro, além de filtragem da água a cada 48 horas. A prefeitura de Pejuçara também realiza visitas em imóveis públicos e particulares, nos casos de situação de abandono, negativa de acesso ou ausência de pessoa que possa permitir a entrada de agente público. O decreto entrou em vigor quinta-feira.

O objetivo também é eliminar a infestação do mosquito Aedes aegypti que, além da dengue, também transmite da Febre Chikungunya e o Zica Vírus. Se necessário, os funcionários da prefeitura pejuçarense aplicam produtos químicos. Os moradores devem ajudar, especialmente, com eliminação de água parada e recipientes que possam acumular água, além de lixo em geral.

Com o mesmo objetivo e normas semelhantes, a administração de Augusto Pestana assinou decreto na última terça-feira. Augusto Pestana acumula 20 casos de dengue neste ano e tem 15 suspeitos. Já em Pejuçara são dois casos e cinco em investigação.

Em relação a demais municípios, Ijuí segue como o segundo mais infectado do Rio Grande do Sul, com 584 casos de dengue em 2023 e 229 em investigação. Já Ibirubá tem 236 confirmados e 147 suspeitos; Santo Ângelo, cinco infectados e sete suspeitos; Condor, quatro positivos e outros quatro suspeitos; Não Me Toque, 242 confirmações; Panambi, 11 casos e 18 em investigação; Três de Maio, 11 casos e 37 suspeitos; Catuípe, três confirmações e cinco suspeitos; Coronel Barros, dois casos e seis suspeitos; Entre-Ijuís, cinco positivos e cinco suspeitos; Jóia, 160 casos de dengue e 157 em investigação.

Ajuricaba, por sua vez, não tem casos confirmados de dengue, mas há 14 pessoas com suspeita da doença. Em Bozano também não existem casos confirmados de dengue, no entanto, sete suspeitos.