O ataque efetuado por um homem, semana passada, numa escola infantil de Blumenau, SC, quando foram mortas quatro crianças e cinco feridas, resultou em apreensão no sistema educacional brasileiro. A responsável pela Coordenadoria de Educação, com sede em Ijuí, Eveline Eberle, disse ontem à noite para a RPI que as 58 escolas estaduais de abrangência estão atentas a qualquer ameaça.
Ontem foi encaminhado ofício para a Brigada Militar dos 12 municípios da área de ação da CRE para que seja disponibilizado maior efetivo e por tempo mais amplo nos horários em que os educandários estiverem em funcionamento, a fim de ampliar o policiamento já existente.
Eveline Eberle frisou que as direções das escolas estão atentas a qualquer ameaça de ataque e as aulas seguem normalmente. Reforço que a escola é um lugar seguro e que os alunos não deixem de ir aos educandários.
Já o prefeito de Ijuí, Andrei Cossetin, vai comandar reunião, às 16 horas desta segunda-feira, no gabinete do próprio Executivo, para abordar a segurança nas escolas. Estarão presentes representantes da secretaria municipal de Educação, Coordenadoria Regional de Educação, Brigada Militar, Polícia Civil, unidade do Exército ijuiense, presidência da Câmara de Vereadores, Conselho Tutelar e escolas particulares.