Busca rápidaX


MANCHETES

Mobilização da Fetag, nesta quarta-feira, em Ijuí deverá reunir entre 300 e 400 pessoas

18 de abril de 2023

Agricultores familiares ligados aos 13 Sindicatos dos Trabalhadores Rurais da regional da Fetag, com sede em Ijuí, vão estar mobilizados, nesta quarta-feira, em Ijuí em busca de melhorias em razão da estiagem. A manifestação vai começar por volta das 9 horas, com término às 13 horas.

A 2ª vice-presidente da Fetag e coordenadora regional sindical da entidade, Elisete Hintz (foto), explica que haverá visita a agências bancárias que disponibilizam financiamentos agrícolas para entrega da pauta de reivindicações. Além disso, deverá acontecer caminhada por ruas centrais ijuienses.

Durante entrevista nesta manhã na RPI, Hintz enfatizou que possivelmente o primeiro encontro vai ser no Banco do Brasil, agência localizada à rua 15 de Novembro. Ela esclarece que as reuniões em instituições bancárias vão ser simbólicas, para que os bancos também ajudem a fim de que a pauta chegue à União. A Coordenadoria de Trânsito e Brigada Militar de Ijuí vão auxiliar no monitoramento do trânsito, visto deslocamento dos agricultores. A expectativa é que participem entre 300 e 400 produtores rurais.

Elizete Hintz ressalta que a comitiva da Fetag que está em Brasília a partir de hoje visa, especialmente, ter encontros com a Casa Civil e área financeira do governo federal, o que ainda não foi possível desde dezembro do ano passado, com o governo de transição, quando já se vislumbrava perdas na agricultura devido à falta de chuva. A coordenadora regional da Fateg pede apoio do público urbano, pois a produção de alimentos impacta na vida de todos.

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura quer, por exemplo, rebate de 35% sobre parcelas do Pronaf, prorrogação de parcelas dos financiamentos agrícolas, ajuda para operações de crédito não amparadas pelo Proagro ou Seguro Rural e linha de crédito emergencial, com teto de financiamento de até 50 mil reais, reembolso de até 10 anos e bônus de adimplência de 30%.

A Fetag ainda solicita a flexibilização da regra que impede a contratação quando há três acionamentos do Proagro Mais nos últimos 60 meses para a mesma cultura. Ao todo, vão ser 17 pontos de mobilização amanhã no Rio Grande do Sul, inclusive em São Luís Gonzaga, Santo Ângelo, Santa Rosa, Três Passos, Ibirubá e Frederico Westphalen.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí