Busca rápidaX

MANCHETES

Moradora do centro alerta sobre acúmulo de água em obra inacabada da Corsan

20 de abril de 2023

Uma obra inacabada da Companhia Riograndense de Saneamento e Esgoto (CORSAN), na rua Roberto Low, centro de Ijuí, tem causado transtornos aos moradores das proximidades, principalmente por conta do acúmulo de água limpa no local e a incidência de mosquitos, que os moradores temem ser aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. O município tem mais de mil casos de dengue confirmados, ocupando a 2ª colocação do estado em infestação. 

O local, que apresenta tubulação exposta e mistura água potável, advinda de uma vertente e esgoto, que escapa por um cano quebrado, está aberto desde fevereiro deste ano. De acordo com Elenita Ceratti, que mora bem em frente ao local, as equipes foram ao local diversas vezes desde que foi aberto, mas os funcionários informaram que há uma pedra que precisa ser dinamitada para que o serviço prossiga. “Me falaram que tem uma pedra que precisa ser dinamitada, a mesma situação que aconteceu mais em frente na rua, mas já foi resolvida, só aqui que não. Isso é um grande problema, pois temos medo da dengue”, disse. 

A moradora relata ainda que a fiscalização da vigilância ambiental a orientou sobre os vasos de flores. “Falam tanto do pouco de água que colocamos nas flores, mas não fazem nada em relação ao monte de água acumulada que tem nesse buraco”, disse. 

O vereador do PSB, Cesar Busnello encaminhou requerimento ao executivo para que sejam encaminhadas as ações preventivas à proliferação do mosquito. “Precisamos saber o que foi feito para tentar impedir que a situação chegasse ao ponto que está, quais ações preventivas foram feitas. Não adianta só remediar. O município precisa cobrar da Corsan a conclusão desta obra ou, no mínimo, a retirada da água do local”, disse o parlamentar. 

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!