A Semana Farroupilha tem, hoje, o ponto culminante, com o último dia da programação. Em Ijuí, nesta manhã, haverá o desfile farroupilha. A programação vai acontecer na rua Benjamin Constant. Logo mais, às 8 horas e 30 minutos, haverá concentração e posicionamento das entidades.
Às 8 e 45 as autoridades fazem a revista, com percurso pela rua Benjamin Constant. Depois, às 9 horas, vai iniciar o desfile, com passagem da parte cultural das entidades e dos cavalarianos. Inicialmente vai ocorrer o desfile das entidades tradicionalistas. Cada uma vai apresentar um sub-tema da Semana Farroupilha, que neste ano abordou o tropeirismo.
Pela ordem, vai desfilar pela rua Benjamin Constant de Ijuí, primeiramente, o Grupo de Folclore Chaleira Preta. A entidade vai tratar sobre o tropeirismo missioneiro em sua primeira fase, com introdução do gado e formação das Estâncias Missioneiras, que deram origem à Vacaria do Mar.
Após participa o Grupo de Folclore Fogo de Chão, com o sub-tema “Vacaria dos Pinhais”, considerado o 2º ciclo Missões. Na sequência desfilarão o CTG Avó Maragato, com o sub-tema“Ciclo do Muar”; CTG Laureano Medeiros com a temática “Os 5 Grandes Caminhos”; e o Grupo de Arte Nativa Cabo Toco sobre “Usos e Costumes dos Tropeiros”.
O Centro de Cultura Nativa Piazito Carreteiro vai apresentar, na rua Benjamin Constant, os “Tipos de Tropas”; o Grupo de Folclore Chão Batido vai abordar os “Ofícios Associados”; e o CTG Querência Xucra sub-tema “A Comitiva”.
Além disso, no desfile da Semana Farroupilha hoje pela manhã em Ijuí, o CTG Velho Vargas vai abordar o “Tropeirismo Regional” e o CTG Clube Farroupilha, o último a desfilar, vai fazer homenagem aos 75 anos de fundação da própria entidade.
Essas entidades tradicionalistas passarão na rua Benjamin Constant com os piquetes afilhados. Depois da passagem das entidades, o desfile da Semana Farroupilha, hoje pela manhã, em Ijuí, vai ter a presença dos cavalarianos.
Pela ordem, desfilarão cavalarianos do CTG Velho Vargas, Grupo de Folclore Chaleira Preta, Grupo de Folclore Fogo de Chão, CTG Avô Maragato, CTG Laureano Medeiros, ainda o Grupo de Arte Nativa Cabo Toco.
Após, haverá presença dos cavalarianos ligados ao Centro de Cultura Nativa Piazito Carreteiro, CTG Querência Xucra, Grupo de Folclore Chão Batido e CTG Farroupilha. Depois do desfile, em Ijuí, haverá a extinção do fogo crioulo, a cargo do tradicionalista, Alceu José de Souza, um dos fundadores do Piquete Pousada dos Tropeiros, o que vai marcar o término da Semana Farroupilha.