O município de Pejuçara tem várias atividades neste mês para marcar os 57 anos de emancipação, cuja data vai transcorrer segunda-feira, 15. Hoje, às 20 horas, no salão paroquial da cidade haverá jantar baile animado pela banda Barbarella. Os ingressos já estão esgotados.
Terça-feira, às 19 horas, no Centro de Convivência vai ter apresentação de uma peça de teatro por parte do grupo de idosos, ainda participação da equipe do programa Música para Todos. Concurso culinário de risoto, circuito Sesc de Corrida e a Gincana da Colônia são outras atrações para o decorrer de maio.
Na tarde deste sábado, a prefeita, Flaviana Brandemburg Basso, falou sobre a programação de aniversário durante entrevista no programa de Pejuçara, pela RPI. Abordou projetos em andamento ou encaminhados. Segundo ela, nesses poucos mais de dois anos de administração foi possível realizar grande parte das metas de governo, porém, alerta que outros projetos dependem de ter mais orçamento para efetivação.
Flaviana lembrou que ano passado a prefeitura pejuçarense teve grande queda de recebimento de dinheiro de retorno de ICMS do Estado e a perspectiva futura não é boa por conta da estiagem da safra de verão 2022/2023, que resultou em forte redução da produção agrícola do município.
No momento, o Executivo de Pejuçara está em fase de conclusão da construção da piscina térmica. Além disso, a prefeitura aguarda liberação de emendas parlamentares, por exemplo, 700 mil reais do deputado federal pelo MDB gaúcho, Osmar Terra, para ajudar na edificação de uma nova ponte entre Pejuçara e Cruz Alta, na denominada estrada velha. Outro projeto pensado é de implantação de um caminhódromo.