A prefeitura de Pejuçara, Flaviana Brandemburg Basso, e assessores jurídicos, estiveram nesta última semana em Porto Alegre. Uma das agendas foi na Famurs – Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul – onde participaram de encontro sobre a nova lei de licitações, que poderá restringir certas ações em pequenos municípios.
Já na secretaria estadual de Saúde, Flaviana reforçou o pedido para que as prefeituras possam ter mais liberdade em comprar serviços de saúde na região para atender os moradores e não precisar se deslocar para levar pacientes à Capital do Estado, pois se torna mais oneroso.
Flaviana Brandemburg Basso também manteve audiência na Corsan, juntamente com o vice-governador, Gabriel Souza. Lá, novamente verificou sobre projeto que exige que moradores pejuçarenses se adaptem ao marco nacional regulatório do saneamento básico.
A medida determina que os imóveis precisam ter estrutura adequada de coleta e destinação do esgoto. O problema é que esse investimento pode girar em torno de 7 mil reais e muitos moradores pejuçarenses não tem o recurso. A informação nova é que o governo gaúcho vai criar um fundo para reserva de dinheiro a fim de ajudar famílias de baixa renda nessa adequação do saneamento básico.
Aniversário
Nesta segunda-feira, o município de Pejuçara vai completar 57 anos de emancipação, portanto, vai ter feriado. Flaviana Brandemburg Basso disse para a RPI que nesses poucos mais de dois anos de administração foi possível realizar grande parte das metas de governo, porém, alerta que outros projetos dependem de ter mais orçamento para efetivação.
A prefeita pejuçarense lembrou que ano passado o Executivo teve grande queda de recebimento de dinheiro de retorno de ICMS do Estado e a perspectiva futura não é boa por conta da estiagem da safra de verão 2022/2023, que resultou em forte redução da produção agrícola do município.
No momento, o Executivo de Pejuçara está em fase de conclusão da construção da piscina térmica. Além disso, a prefeitura aguarda liberação de emendas parlamentares, por exemplo, 700 mil reais do deputado federal pelo MDB gaúcho, Osmar Terra, para ajudar na edificação de uma nova ponte entre Pejuçara e Cruz Alta, na denominada estrada velha. Outro projeto pensado é de implantação de um caminhódromo.