Seis anos. Esse é o tempo que a ijuiense Mareli Tereza de Pauli espera para fazer uma cirurgia no tornozelo, após um acidente doméstico. As dores devido a lesões provocaram inúmeras dificuldades. Precisou parar de trabalhar. Inclusive as tarefas mais cotidianas ficaram prejudicadas. “Mudou minha vida. Entrei até em depressão.” Os atendimentos em média e alta complexidade para pacientes de Ijuí têm como referência o Hospital São Vicente de Paulo, de Cruz Alta. Atualmente, 800 pacientes aguardam pela consulta. Não há como precisar a quantidade de pacientes que aguardam por uma cirurgia, mas de acordo com ação judicial da Defensoria Pública, o número passa de mil.
Para conseguir o atendimento com especialista, é necessário encaminhamento de um médico e pode demorar quase um ano. O encaminhamento é feito pelo Governo do Estado, sendo do município a responsabilidade da regulação, apenas. A partir do momento que o médico da rede pública municipal determina que o paciente precisa de atendimento com um especialista, ele é encaminhado para atendimento no hospital em Cruz Alta.
O incômodo principal se refere à incerteza quanto à data do atendimento. Alguns casos são judicializados e, através da intervenção da Defensoria Pública, têm andamento. Aqueles pacientes que aguardam por atendimento na área podem entrar em contato com a Defensoria Pública, para que a justiça tente assegurar o direito ao atendimento. O telefone é o 3331-2326.