No mês de maio é celebrado o Dia Mundial de Doação de Leite Humano, uma iniciativa para proteção e promoção do leite materno voltada à sensibilização da comunidade sobre a importância da doação de leite materno. A campanha é estimulada pela Rede Brasileira de Bancos de Leite, e este ano traz como slogan “Um pequeno gesto pode alimentar um grande sonho: doe leite materno”.
Com os objetivos de estimular a doação e promover o debate, na última sexta-feira (19) o Banco de Leite do HCI realizou uma roda de conversa no auditório da instituição, onde mães doadoras e mães que tiveram seus filhos internados na UTI Neonatal puderam dividir seus relatos e experiências, reforçando a necessidade da doação do leite materno. A coordenadora do Banco de Leite do HCI, Daniele Schott Debesaitys, conta que a tarde foi especial tanto para as mães quanto para as profissionais que fazem parte do setor. “Cada mãe expôs sua opinião sobre a doação de leite, falou como se sentiu quando teve esse contato com a doação, tanto do ponto de vista da mãe do bebê usuário quanto da mãe doadora. Muitas mães que não sabem da importância da doação do leite materno, que podem ser doadoras e que este ato não deixará o seu bebê sem leite. Ainda temos muitos estigmas na sociedade quanto a este assunto, sendo que é um processo simples e fácil, que somente requer medidas de higiene e alguns pré-requisitos”.
Para doar, basta que a mãe seja saudável e não tome medicamentos que interfiram na medicação. “A mãe deve entrar em contato com o Banco de Leite que faremos o cadastro, uma avaliação e passaremos a orientação sobre a higiene, para que seja feita a esgota do leite, em casa ou aqui no hospital. Fornecemos um kit para a mãe fazer esse processo e passamos, semanalmente, nas casas das doadoras para fazer a coleta do leite no seu próprio domicílio”, destaca Daniele.
A demanda mensal de leite humano do Banco de Leite do HCI é de 42 litros, variando de acordo com a quantidade de pacientes que estiverem necessitando de doação. “Tem dias que precisamos de cinco litros, no outro dois. Pensando na demanda de hoje, nosso estoque atual duraria cerca de 15 dias. Então, reforçamos que as mães doem para que possamos manter um bom estoque para nossos pacientes. Como chega um período no pós-parto que o corpo produz exatamente o que o bebê vai consumindo, as mães vão parando as doações. Por isso, estamos sempre em busca de novas mães”
Além das doações de leite humano, as pessoas que desejam ajudar, mas não são mães lactantes, podem fazer doação de frascos para o armazenamento. “Não temos um número exato de frascos necessários, mas o que mais precisamos são os menores para as mães que estão iniciando e para aquelas que não tem espaço para armazenamento. Em alguns casos, as mães acabam desistindo por conta dos tipos de frascos, então estamos fazendo essa campanha para facilitar a doação”, completa a coordenadora do Banco de Leite Humano.
O frasco apropriado para doação deve ser de vidro similar ao de café solúvel, com tampa plástica rosqueada. Podem ser doados vidros de 175ml e de 300ml, diretamente no Banco de Leite do HCI, das 7h30min às 16h20min, de segunda a sexta-feira.