Ijuí faz parte dos cinco municípios do Rio Grande do Sul com maior aumento de casos de dengue nas últimas duas semanas, média de 108 novos infectados. Ijuí e Jóia ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente, com mais incidência da doença.
Com seis óbitos, Ijuí tem o maior número de mortes por dengue no Estado neste ano. Após, aparece Ibirubá, com quatro óbitos. Jóia e Novo Barreiro registraram uma morte em cada município. Em 2023, até o momento, foi identificada circulação dos sorotipos DENV 1 e DENV 2, com cocirculação dos dois sorotipos em Augusto Pestana, Cruz Alta, Ijuí e Rondinha. Já o DENV 2 foi constatado em Jóia, Panambi e Pejuçara.
A circulação de mais de um sorotipo viral predispõe a novas infecções, uma vez que não há imunidade cruzada sustentada entre os sorotipos, bem como pode ocasionar agravamento do caso. Ijuí é o município com maior número de casos de dengue no Rio Grande do Sul neste ano, total de 2.462. Já Augusto Pestana tem 118 casos de dengue e Jóia, 288.
Novo óbito
O município de Ijuí registrou o sexto óbito neste ano por dengue. Morreu, no Hospital de Caridade de Ijuí, um idoso de 90 anos. O óbito ocorreu no último domingo, mesmo dia em que deu entrada no hospital. Ele residia bairro Glória.