Busca rápidaX


MANCHETES

Assembleia instala Frente Parlamentar em Defesa do Futebol Feminino

5 de junho de 2023

O parlamento gaúcho instalou, na última sexta-feira (2), a Frente Parlamentar em Defesa do Futebol Feminino. A iniciativa partiu da deputada Bruna Rodrigues (PCdoB), que presidirá o novo colegiado. O evento ocorreu no Plenarinho da Assembleia Legislativa, numa cerimônia com a presença de esportistas, dirigentes de clubes, árbitros, professores de educação física, torcedores e lideranças políticas de diversos municípios gaúchos.

Regulamentada no Brasil há 40 anos, a modalidade esportiva era praticada de forma escondida até 1983. Apesar não ser mais proibida, as atletas ainda enfrentam preconceito, assédio, falta de apoio e diferenças abismais de tratamento em relação aos seus colegas homens que jogam futebol. Enfrentar estas questões e fomentar o crescimento do futebol feminino com olhar especial para os direitos das mulheres são os principais objetivos da frente, que deverá buscar o apoio das Câmara de Vereadores para popularizar o futebol feminino no Rio Grande do Sul.

Bruna Rodrigues, que quase se tornou uma jogadora profissional, disse que o principal desafio é fazer com que o futebol feminino faça parte do cotidiano das mulheres. Com a experiência de quem foi criada na Vila Cruzeiro em Porto Alegre e passou a infância e a adolescência jogando, acredita que a prática ajuda a saúde física e mental das mulheres, favorece a disciplina e propicia momentos de lazer e encontro, além de ser estratégica no combate à violência de gênero. A deputada considera que estes fatores mais do que justificam o apoio institucional ao futebol feminino de várzea, uma das bandeiras da frente.

Outro desafio a ser enfrentado, segunda a parlamentar, é a diferença salarial entre homens e mulheres existente no futebol profissional. “O que vemos hoje é que um menino e uma menina que jogam na mesma posição ganham salários diferentes. Almejamos entrar no campo nas mesmas condições que os homens”, apontou.

Bruna anunciou ainda que protocolou na Assembleia Legislativa um projeto de lei para consolidar o aumento da presença feminina nos estádios. A proposta garante um desconto de 50% nos ingressos para as mulheres nos dias dos jogos.

Após a instalação da frente, o evento prosseguiu com um seminário com a participação de professores, jornalistas, lideranças políticas e dirigentes de torcida, que abordaram questões como a importância de a escola fomentar o esporte, papel social do futebol, políticas públicas, apoio institucional e combate ao preconceito. Também houve a entrega do Certificado Mulheragem a personalidades que se contribuíram com o futebol feminino “torcendo, estudando, pesquisando, divulgando e ampliando a participação das mulheres no esporte”.

Fonte: Assembeia Legislativa do RS