A 17ª Coordenadoria Regional de Saúde, com sede em Ijuí, está preocupada e em alerta devido ao baixo índice de vacinação contra a gripe. Segundo a responsável pelo setor de imunizações do órgão, Patrícia Hildebrandt dos Santos, desde o dia 10 de abril, quando começou a campanha nacional de vacinação, até agora, cerca de 47% das pessoas dos grupos de risco se imunizaram. Por segmentos, o índice em idosos, acima de 60 anos, é de 50% e crianças, 30%.
Patrícia chama atenção para o grupo de crianças de seis meses a seis anos, pois mesmo integrantes desse público sem doenças crônicas, são bastante suscetíveis em contrair a influenza. Inclusive, esclareceu que nesse ano já houve internação de criança em UTI por conta da gripe na área da Coordenadoria de Saúde de Ijuí.
A vacina anti-gripe está disponível para todas as pessoas acima de seis meses e todos os 20 municípios da Coordenadoria têm doses em estoque. Patrícia Hildebrandt dos Santos frisou que historicamente a região de Ijuí apresentava bons índices vacinais, porém, de 2021 para cá os números baixaram muito. Ela acredita que isso se deve, principalmente, a onda de fake news, ou seja, notícias falsas, que passaram a circular no Brasil durante o período da pandemia da Covid, quando também se alertava sobre a importância da imunização contra o Coronavírus.
“As vacinas salvam vidas”, disse Patrícia Hildebrandt dos Santos durante entrevista hoje pela manhã na Progresso. Reforçou que isso é comprovado por diversos estudos científicos e, por exemplo, foi a vacina que permitiu que se voltasse ao normal após a forte onda da Covid, inclusive que as pessoas possam circular sem uso de máscara.
A integrante da Coordenadoria de Saúde ijuiense ainda observou que nos últimos anos praticamente não eram registradas mortes e internações hospitalares em razão da gripe, o que mudou bastante, pois em 2023 já são quatro óbitos por influenza em Ijuí e região.