Consórcios de saúde de municípios gaúchos acertaram ampliar o apoio ao Sistema de Gerenciamento de Consultas (Gercon) do Estado. Em reunião com a secretária da Saúde, Arita Bergmann, nesta quinta-feira (15), representantes das entidades definiram que cada consórcio contratará dois médicos reguladores para auxiliar a regulação estadual e combater filas nos atendimentos.
O Gercon é o sistema unificado de marcação de consultas adotado em todo o Rio Grande do Sul. O agendamento é feito pelo Estado em resposta às solicitações das Secretarias Municipais de Saúde, com prioridade para casos mais graves e urgentes, não apenas à ordem de entrada dos pacientes no sistema. A informação fica disponível para o município avisar os pacientes e para os hospitais organizarem a agenda de atendimentos.
Outra vantagem do Gercon é possibilitar a produção de relatórios e estatísticas para ajudar na tomada de decisão dos especialistas na área médica. Há ainda ganho para o Ministério Público e outros órgãos de controle, que têm acesso à situação dos pacientes em caso de demandas judiciais.
Cada consórcio levará aos municípios participantes a proposta de contratação de dois médicos com jornada semanal de 30 horas ou de um médico com carga horária de 40 horas. Os profissionais atuarão gerenciando a agenda de consultas e priorizando os casos mais graves, de acordo com as referências pactuadas para cada local.
Também participou do encontro o presidente do CISA, Consórcio Intermunicipal do Noroeste do Estado, Eder Luis Both, prefeito de Chiapetta. A próxima reunião está marcada para o dia 12 de julho.