O prefeito de Ajuricaba, Ivan Chagas, juntamente com o vice Paulo Dolovitsch., coordenador da Defesa Civil de Ajuricaba Josemar Martins e secretário de Obras Eduardo Butzen se reunirou com o grupo de cavalgadas do município para iniciar tratativas da busca da chama crioula de 2023, a qual será distribuída dia 10 de setembro no município de Boa Vista do Cadeado. Nesta primeira reunião foi definida a data de saída de Ajuricaba, que será na sexta-feira, dia 8 de setembro, e no domingo dia 10 será a distribuição da centelha farroupilha para todos os municípios da 9° Região Tradicionalista. Após haverá o retorno para Ajuricaba.
O próximo passo é mapear o trajeto e locais para realização de refeições e pouso, para numa segunda reunião mais ampla definir as ações. A próxima reunião ocorre no dia 03 julho, às 8h30, no gabinete do vice-prefeito Paulo Dolovitsch e deve contar com a participação da patronagem do CTG Gaspar da Silveira Martins, piquetes e demais interessados para tratar da chegada da chama e demais programações no decorrer da Semana Farroupilha.
A administração tomou por iniciativa de homenagear um tradicionalista da cavalgada. No ano passado foi o senhor Ary Osvino Uhde. Neste ano o homenageado será Volnei Gonsalves Soares.
Outra decisão é a escolha de um coordenador, que neste ano ficou a cargo de Pedro Brivio, com a colaboração de Ary Uhde, Edimar Soares, Vantuir Avila e Volnei Soares. A administração municipal será apoiadora e colaboradora do evento.
As inscrições para a participação da cavalgada terminam no dia 20 de agosto e devem ser feitas com Maria Luiza na prefeitura.