Em reunião com uma comitiva gaúcha da agricultura familiar e do governo estadual, ontem (21), o ministro do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Paulo Teixeira manifestou total concordância com a reivindicação da TEC de 12% sobre lácteos do Mercosul como forma de frear as importações, especialmente da Argentina e Uruguai.
Teixeira se comprometeu a enviar, ainda nesta semana, à Câmara de Comércio Exterior (Camex), um posicionamento favorável ao pleito da Frente Parlamentar da Agropecuária Gaúcha e da Fetag-RS. O ministro sinalizou ainda que o percentual pode ser maior que os 12% para alguns produtos. A importação excessiva está deprimindo o preço ao agricultor. “Vamos seguir pressionando para que essas ações se concretizem de fato porque o produtor tem sido penalizado demais e precisa de tranquilidade para trabalhar”, reforçou Weber, presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária Gaúcha.
Participaram da audiência o presidente da Contag, Alberto Broch, o vice-presidente da Fetag-RS, Eugênio Zanetti; o presidente da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, Heitor Schuch, além do governador Eduardo Leite, do chefe da Casa Civil Artur Lemos e dos secretários de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini; de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Giovani Feltes; de Planejamento, Governança e Gestão, Danielle Calazans, além da vice coordenadora da Bancada Gaúcha, deputada Any Ortiz.