No último domingo, uma mulher com sangramento contínuo pelo nariz e pela boca aguardava por uma transferência para o Hospital de Clínicas Ijuí (HCI) a partir da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). De acordo com a matéria veiculada pela Rádio Progresso, após contato com a paciente e com o secretário de saúde de Ijuí, Márcio Strassburger, a mulher buscava atendimento especializado no HCI, devido à gravidade dos sintomas que apresentava. No entanto, a situação foi esclarecida pelo próprio hospital por meio de uma nota oficial.
Segundo o HCI, a paciente foi atendida pela UPA de Ijuí, que entrou em contato com o hospital solicitando auxílio no manejo do caso. Uma médica plantonista do HCI prestou as orientações adequadas, auxiliando no suporte e controle do quadro da paciente. Após avaliação e estabilização, não foi necessária a internação da mulher, sendo ela liberada para seguir com o tratamento ambulatorial.
O HCI ressaltou a importância do trabalho conjunto entre a instituição e a prefeitura para melhorar a assistência em saúde da população de Ijuí e região. O caso mencionado no último domingo foi destacado como exemplo da integração das equipes técnicas do Hospital e da UPA, reforçando a valorização dessa parceria.
Nota de esclarecimento
O Hospital de Clínicas Ijuí (HCI) informa que não negou assistência à paciente atendida pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município no último domingo, conforme veiculado na imprensa local.
De acordo com relatório da médica plantonista do HCI, o atendimento da UPA entrou em contato com a instituição, solicitando auxílio no manejo da paciente. A profissional do HCI fez as orientações pertinentes ao caso e, após o suporte e controle do quadro, a paciente foi liberada, sem necessidade de internação.
O HCI reforça a importância do trabalho em conjunto com a prefeitura para melhorar a assistência em saúde da população de Ijuí e região. Um exemplo foi o caso deste domingo, que mostrou o valor da integração das equipes técnicas do Hospital e da UPA.
Com 88 anos de história, o HCI atende mais de 3,5 milhões de gaúchos residentes nos 283 municípios onde a instituição é a unidade de saúde de referência.