O escritório da Emater, em Ijuí, completa, hoje, 66 anos. A equipe é composta de cinco técnicos e uma assistente administrativa. E média, são atendidas 1.000 famílias por ano, com assistência técnica e extensão rural em diferentes áreas, como bovinocultura de leite, grãos, fruticultura, olericultura, irrigação, solos, agroindústrias, entre outras.
A Emater, em Ijuí, também viabiliza para as famílias rurais o acesso a programas e políticas públicas federais, estaduais e municipais, por exemplo, crédito rural, seguro agrícola (proagro), Cadastro da Agricultura Familiar, Programa de Aquisição de Alimentos, Bolsa Jovem, Avançar e Feaper. Ações de inclusão social e produtiva é outro foco de trabalho do escritório, através do programa “Famílias e suas Ruralidades”, com atendimento às famílias em vulnerabilidade social, a fim de contribuir para a produção de alimentos, direitos sociais e socioassistenciais.
Em parceria com as secretarias de Desenvolvimento Social e da Saúde, ainda Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ijuí, é desenvolvido o projeto Vida Rural, com atendimento mensal de 18 grupos de mulheres e jovens, média de 350 famílias.
Neste ano, a novidade é o programa GPS Campeiro, entre Emater e secretaria de Desenvolvimento Rural de Ijuí. O aplicativo visa mapear as propriedades rurais ijuienses para que órgãos de segurança pública e saúde tenham mais agilidade para chegar nos endereços durante ocorrências. Os agricultores podem se inscrever na própria Emater. É só levar uma conta de energia elétrica da Ceriluz. .