De acordo com os dados disponíveis no site da Secretaria Estadual da Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSPRS), Ijuí foi a cidade da Associação dos Municípios do Planalto Médio (Amuplam) com o maior número de ocorrências de furtos no primeiro semestre de 2023, registrando um total de 281 ocorrências.
A segunda cidade com o maior número de ocorrências de furtos foi Panambi, que contabilizou 173 casos no mesmo período. Outros municípios da Amuplam também enfrentaram desafios relacionados a furtos. Condor teve 26 ocorrências, Augusto Pestana registrou 19, Catuípe contabilizou 18, Joia teve 15 ocorrências e Ajuricaba registrou 14 casos. Além disso, Pejuçara teve 7 ocorrências, Bozano teve 5, Nova Ramada registrou 4 casos e Coronel Barros teve 3 ocorrências de furtos.
Na região do Alto Jacuí, Cruz Alta registrou 256 ocorrências de furtos, enquanto Santa Bárbara do Sul contabilizou 41 casos. Já na região da Produção, Palmeira das Missões registrou 76 ocorrências de furtos nos primeiros seis meses de 2023.