Um estudante de 31 anos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) sofreu traumatismo craniano e foi internado em estado grave após cair de um viaduto de 4,5 metros na madrugada desta quarta-feira (9).
De acordo com o Hospital Universitário de Santa Maria, o estudante passou por uma cirurgia e segue em estado grave. A organização do evento manteve a programação e afirma que reforçou a segurança no local.
O homem participava da “Calourada”, festa de estudantes que ocorre anualmente na cidade da Região Central do Rio Grande do Sul. O acidente ocorreu por volta da meia-noite, quando ele saía do evento. De acordo com a Guarda Municipal, que realizou o atendimento da ocorrência, ele apresentava sinais de embriaguez.
“Encontrei ele já desacordado, deitado de lado. Ajudei a imobilizar e ele foi para o hospital desacordado”, diz a soldado Priscila Zimmermann, da Brigada Militar (BM), que realizou os primeiros socorros.
A Calourada é realizada pela prefeitura de Santa Maria, pelo Diretório Central dos Estudantes da UFSM, pela Liga Interatlética (LISM) e pelo Conselho Municipal de Política Cultural da cidade.
A Polícia Civil analisou as imagens da câmera de segurança do local e informou que no vídeo é possível ver o estudante andando em zigue-zague, segurando um isopor. Em certo momento, ele se escora no gradil e acaba caindo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que estava presente no local, realizou o atendimento.
Em nota, a prefeitura e os demais organizadores do evento se solidarizaram com a vítima. No texto, informaram que “para a continuidade da festa nos demais dias, será reforçada a segurança em relação à estrutura dos gradis montada desde o primeiro dia do evento no local, bem como no entorno do restante da estrutura” (leia nota completa abaixo).
Segundo a Guarda Municipal, mais de 9 mil pessoas participaram do evento de recepção dos novos estudantes na noite de terça (8).
Por Fabiana Lemos, RBS TV e g1 RS