A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou, ontem à tarde, o projeto para contratação de professores, especialistas de educação e servidores de escola em caráter emergencial e temporário para educandários estaduais. A matéria prevê contratar até 9 mil temporários. Desse total, são até 5 mil professores para atuar na regência de classe ou na educação especial e no atendimento educacional especializado.
A responsável pela Coordenadoria Regional de Educação, com sede em Ijuí, Eveline Eberle, explica que as inscrições de candidatos já terminaram, ou seja, já existe banca de interessados. Os profissionais vão ser chamados assim que houver necessidade das escolas. O projeto aprovado ontem pelos deputados estaduais também traz a previsão de estender, por mais cinco anos, contratações em andamento de professores, servidores de escolas e outros.
Confira mais detalhes do projeto aprovado ontem pela AL/RS:
A matéria prevê até 9 mil temporários nas seguintes áreas:
Os contratos terão validade de até cinco anos, podendo ser rescindidos a qualquer momento. Além de atender às condições necessárias (ter mais de 18 anos e qualificação adequada, entre outros requisitos), haverá processo seletivo simplificado para o ingresso.
O projeto aprovado também traz a previsão de estender, por mais cinco anos, contratações em andamento cuja prorrogação foi autorizada pela Lei Estadual 15.579/2020:
Segue na pauta da Assembleia o PL 366/2023, que institui o programa Professor do Amanhã, destinado à formação de docentes em áreas estratégicas para o fortalecimento da educação básica.