Busca rápidaX

Aprovação de contratação de professores e servidores abrange CRE de Ijuí

23 de agosto de 2023

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou, ontem à tarde, o projeto para contratação de professores, especialistas de educação e servidores de escola em caráter emergencial e temporário para educandários estaduais. A matéria prevê contratar até 9 mil temporários. Desse total, são até 5 mil professores para atuar na regência de classe ou na educação especial e no atendimento educacional especializado.

A responsável pela Coordenadoria Regional de Educação, com sede em Ijuí, Eveline Eberle, explica que as inscrições de candidatos já terminaram, ou seja, já existe banca de interessados. Os profissionais vão ser chamados assim que houver necessidade das escolas. O projeto aprovado ontem pelos deputados estaduais também traz a previsão de estender, por mais cinco anos, contratações em andamento de professores, servidores de escolas e outros.

Confira mais detalhes do projeto aprovado ontem pela AL/RS:

A matéria prevê até 9 mil temporários nas seguintes áreas:

  • Até 5 mil professores temporários para atuar na regência de classe ou na educação especial e no atendimento educacional especializado (AEE);
  • Até 1.195 especialistas de educação temporários para a supervisão escolar;
  • Até 596 especialistas de educação temporários para atuarem como orientadores educacionais;
  • Até 1.150 agentes educacionais temporários para atuarem na interação com educandos;
  • Até 1.075 agentes educacionais temporários para a administração escolar.

Os contratos terão validade de até cinco anos, podendo ser rescindidos a qualquer momento. Além de atender às condições necessárias (ter mais de 18 anos e qualificação adequada, entre outros requisitos), haverá processo seletivo simplificado para o ingresso.

O projeto aprovado também traz a previsão de estender, por mais cinco anos, contratações em andamento cuja prorrogação foi autorizada pela Lei Estadual 15.579/2020:

  • 25 mil contratos de professores;
  • 600 contratos de orientador educacional;
  • 450 contratos de supervisor escolar;
  • 9.820 contratos de servidores de escola;
  • 150 contratos de técnicos agrícolas.

Segue na pauta da Assembleia o PL 366/2023, que institui o programa Professor do Amanhã, destinado à formação de docentes em áreas estratégicas para o fortalecimento da educação básica.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!