Depois dos desdobramentos da sessão semanal do legislativo de Ijuí de segunda-feira à noite (25), quando, por maioria de votos, os vereadores rejeitaram o repasse do parque Wanderley Burmann à UETI em razão da cobrança de estacionamento de veículos no local durante a Expofest, o presidente da feira, Nelson Casarin, confirmou em entrevista nesta manhã (27) ao programa Rádio Ligado, que a feira está mantida, com ou sem a aprovação de cedência do parque pelos vereadores. Ele mencionou que, diferente do que a comunidade vem afirmando, a discussão sobre a cobrança é realizada desde o início do ano, e não “em cima da hora”.
“A feira vai acontecer independente da aprovação do projeto dos vereadores, através dum decreto que será emitido pela prefeitura de Ijuí. Não acho necessária toda essa discussão. As pessoas vão pagar um valor pelo estacionamento, mas o carro vai estar seguro. A única coisa que temos que organizar é a logística de entrada e saída do parque” afirma Casarin, lembrando que apesar da cobrança numa parte do estacionamento, ainda assim foi cedido um espaço “bem considerável” aos guardadores de carro depois de acordo feito em reunião entre Executivo e Associação. O presidente da Expofest também enfatizou: “Não vejo motivos pra tanta discussão, essa cobrança mais cedo ou mais tarde iria acontecer. O respeito por esse grupo de pessoas que trabalha desde o início do ano tem que ser preservado” mencionou, em referência a todas as pessoas que de uma forma ou outra estão envolvidas na organização do evento.
Na mesma entrevista, Nelson Casarin lembrou que existem grandes empresas que aportam patrocínio e ajudam a UETI para que a feira aconteça e se torne cada vez melhor, e lembrou que a feira não é para a União das Etnias, e sim para o município de Ijuí. Por fim, o presidente da Expofest disse que apesar das reclamações recorrentes sobre valores dos ingressos e cobrança de estacionamento, a expectativa é de que a feira seja um sucesso.