Nesta quarta-feira (5), o secretário de Atenção Especializada da Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Miranda Magalhães Júnior, autorizou o empenho de R$10 milhões para a compra do acelerador linear destinado ao Centro de Alta Complexidade em Oncologia do Hospital de Clínicas Ijuí.
Desde o fim de 2022 a diretoria do HCI conta com o apoio do vereador de Ijuí, Beto Noronha (PT), e do Deputado Federal, Elvino Bohn Gass (PT), com o intermédio da demanda junto ao Ministério da Saúde. Em duas oportunidades a diretoria e as lideranças participaram, em Brasília, de reuniões técnicas que comprovaram o grande avanço tecnológico que o equipamento representa para os cerca de 9 mil pacientes da macrorregião atendidos por mês no serviço de Radioterapia do HCI.
“Em duas reuniões o secretário Helvécio Miranda, que é do alto escalão do Ministério da Saúde, decidiu que o governo federal assumiria a compra do equipamento. Saímos de lá com a certeza de uma grande parceria. Agora, a tramitação avança com o empenho do recurso. Estamos agradecidos pelo empenho do Beto Noronha, Bohn Gass e Helvécio, que assumiram essa bandeira de salvar vidas”, avalia o gerente de Relações Institucionais do HCI, Allan Fonseca.
O equipamento é o mais moderno que existe no mercado atualmente, e permitirá maior precisão, eficiência e agilidade aos tratamentos radioterápicos realizados no HCI.
O vereador Beto Noronha comemorou a conquista e lembrou da importância do aparelho. “Isso nos dá esperança que o processo licitatório seja aberto ainda neste ano e quem sabe no ano que vem já tenhamos esse aparelho instalado aqui em Ijuí” conclui.