O pagamento das parcelas iniciais a 1318 credores do Grupo Semeato S/A, em recuperação judicial, tiveram início quarta-feira, 04. O alvará de liberação do valor, no total de R$ 12.480.630,01, foi assinado no dia 02/10 pelo Juiz de Direito João Marcelo Barbiero de Vargas, da 3ª Vara Cível da Comarca de Passo Fundo.
Em decisão, ainda no dia 29/9, o magistrado homologou o Plano de Realização de Ativos (bens imóveis) formulado pelas empresas recuperandas. O Grupo Semeato S/A é formado por Rossato Administração e Participações LTDA, Metalúrgica Semeato LTDA, Cia Semeato de Aços CSA e Semeato S/A indústria e Comércio, e atua no desenvolvimento de equipamentos para o campo.
Recuperação Judicial
O Plano de Recuperação Judicial do Grupo Semeato S/A foi homologado pelo magistrado, com ressalvas, em decisão de 17/8/23, após aprovação da Assembleia Geral de Credores. A recuperação judicial é medida que visa ao erguimento da sociedade empresária em função dos benefícios sociais relevantes que dela resultam, auxiliando na superação da crise econômico-financeira, a fim de permitir a manutenção da fonte produtora, do emprego dos trabalhadores e dos interesses dos credores.