A secretaria de Desenvolvimento Rural de Ijuí projeta novas iniciativas para comunidades do interior, algumas delas em parceria com agricultores. Os programas foram apresentados hoje à tarde, durante encontro na Casa do Produtor do parque Wanderley Burmann, durante a Expofest.
Segundo o secretário, Émerson Pereira, uma das iniciativas é o programa Monitoramento Rural, com instalação de câmeras de videomonitoramento nos principais acessos dos distritos, mesmo modelo de equipamentos que a prefeitura vai implantar na cidade.
Haverá parceria com a Brigada Militar que vai fazer o acompanhamento em tempo real das imagens. As câmeras também poderão identificar os veículos pelas placas. O objetivo é ajudar a evitar furtos e roubos em propriedades rurais. O número de câmeras por distritos depende da quantidade de acessos principais nesses locais. Já ocorreu o pedido de compra das câmeras, por isso, ainda neste ano pode ter a instalação.
Outro projeto novo divulgado hoje é o Estrada Melhor. Trata-se da utilização de pedras britas resultantes da construção da usina da Ceriluz, em Coronel Barros, para colocação em estradas rurais e propriedades.
Nesse primeiro momento, o foco é em vias rurais. Inclusive, nos últimos dias já teve implantação em estradas e também nas principais entradas dos estacionamentos do parque Wanderley Burmann, para a Expofest. Num segundo momento as pedras britas serão disponibilizadas para agricultores colocarem em propriedades.
Além disso, a secretaria de Desenvolvimento Rural de Ijuí lançou o calçamento comunitário, parceria com produtores. Nesse ano vai ter um projeto piloto na Linha 11 Norte, em que a prefeitura vai organizar a estrada e os agricultores pagarão as pedras e mão de obra. Há outras comunidades já inscritas para essa mesma iniciativa.
Émerson Pereira aproveitou o evento desta segunda-feira na Expofest, para ressaltar que está em discussão o projeto de asfaltamento comunitário. A ideia é colocar uma espécie de cola na estrada e após a manta asfáltica. Como existe necessidade de uma equipe especializada, a ideia é que o agricultor ajude com contrapartida financeira.
Outro programa anunciado pela secretaria de Desenvolvimento Rural de Ijuí é o Raízes Gaúchas. Nesse caso, o município vai comprar uma máquina para transplantar ramas de mandioca e mudas de batata e disponibilizar aos produtores. Além disso, a prefeitura vai pagar para agricultores implantar ou ampliar as áreas de pastagens para alimentação do gado de leite, corte e ovinos. Serão custeados dois hectares para quem possui assistência técnica de algum dos parceiros do município, por exemplo, a Emater.