Foi realizada na tarde desta quarta-feira, 18, uma reunião com a presença de prefeitos e lideranças políticas de municípios que são cortados ou margeados pela BR-285 em todos os mais de 600 quilômetros da rodovia federal no Rio Grande do Sul. O encontro aconteceu no auditório do Sindicato Rural no Parque de Exposições Wanderley Burmann, em Ijuí, durante a Expofest 2023.
No encontro houve apresentação de alguns dados por parte da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Conforme o inspetor-chefe da unidade da PRF ijuiense, Vilmar Keske, um dos principais problemas de conservação da via é a sua base. Conforme o policial, a rodovia construída há mais de 50 anos possui uma base de pedras específicas de 15 centímetros, enquanto as novas rodovias estão sendo feitas com uma base maior de 40 centímetros.
Em relação ao fluxo na rodovia, conforme Keske, de Vacaria até Passo Fundo, a média de veículos no dia 13 de outubro foi 11,8 mil veículos/dia. De Passo Fundo até Panambi, foi de 13.018 veículos; de Panambi a Ijuí, de 8.926 veículos; de Ijuí a São Luiz Gonzaga foi de 8.427 na data; e de São Luiz Gonzaga a São Borja, pouco mais de 4 mil veículos. Quanto a duplicação, conforme determinação do Dnit, uma rodovia é elegível para ser duplicada quando tem um fluxo superior a 10 mil veículos/dia.
Dados de acidentes
Quanto a acidentes, segundo a PRF, em 2022 foram registrados 470 acidentes em toda a extensão gaúcha da via, com 574 feridos e 53 mortos. Destes 53 mortos, 30 foram por colisão frontal. Já em 2023, até esta terça-feira, 17, foram 343 acidentes, com 394 feridos e 35 mortos, destes 17 em colisões frontais.
Ainda em relação a acidentes, por trechos, em 2022 de Vacaria a Passo Fundo foram 192 acidentes, com 19 mortes; Passo Fundo a Panambi, foram 77 acidentes com 12 mortes; de Panambi a Ijuí, 59 acidentes com 8 mortos; e de Ijuí a São Borja, mais de 100 acidentes com cerca de 20 óbitos.
Sugestões levantadas
Em relação a medidas a serem tomadas e buscadas que foram elencadas pelos presentes na reunião, houve a busca pela implantação de terceiras faixas ao longo da via, melhoria do pavimento e a cobrança por obras usando argumentos econômicos e turísticos para investimentos na via, considerada uma das mais importantes do Estado e do Sul do país.
Também foram elencadas demandas de trevos, paralelas e demais acessos da via aos municípios. Além disso, foi definido que mais encontros serão realizados, mas de forma regionalizada, para posteriormente, ser formalizado um documento único de todas as cidades cortadas pela via no Estado, buscando mais apoio político para alcançar as demandas junto à via.