O município de Ijuí organiza mutirões de limpeza como forma preventiva para evitar aumento do mosquito Aedes aegypti, que transmite dengue, febre chikungunya e zika vírus. A previsão é que o trabalho inicie dia 6 do próximo mês pelo bairro Getúlio Vargas. Na sequência, a ação vai acontecer em direção à região norte da cidade, ou seja, bairros Alvorada, Ferroviário, Boa Vista e outros, com sequência, pela ordem, pelas regiões leste, sul e oeste.
Os mutirões servem para recolher objetos que possam acumular água e serem criadouros do inseto. No momento, o índice de infestação predial do Aedes aegypti em Ijuí está abaixo de 1%, considerado baixo. No entanto, o município, normalmente, registra aumento de infestação a partir de outubro, visto o calor. Nesse ano ainda existe preocupação extra referente ao excesso de chuva, o que causa muita água parada.
Em 2023, desde primeiro de janeiro até agora, foram confirmados 4.718 casos de dengue em Ijuí, com alta incidência de infectados nos primeiros meses do ano. Com isso, a Colmeia do Trabalho está em terceiro lugar dentre todos os municípios do Rio Grande do Sul no ranking de casos, só perde para Santa Maria, em primeiro lugar, e Porto Alegre, em segundo. Além disso, Ijuí possui 37 casos suspeitos de dengue em investigação.