O período para que agricultores do Rio Grande do Sul façam a declaração de bovinos, neste ano, termina na próxima terça-feira, 31. A medida é obrigatória. Dentre os 38 municípios da Coordenadoria Regional de Agricultura, com sede em Ijuí, das 20.649 declarações esperadas, até agora foram entregues 45,9%, abaixo do índice geral do Estado, que está em 57,8%.
Especificamente em Ijuí, a estimativa é de 1.557 declarações, porém, no momento o percentual é de 37,8%. Ajuricaba, com 16%, e Bozano, com 17%, são os municípios da regional de Agricultura com menores índices de declaração de rebanho. Já Chiapetta, com 75%, Catuípe, 65, Jóia, 68,4, e Augusto Pestana, com 63%, têm os maiores índices de declaração.
A supervisora regional substituta da Coordenadoria, Carina Casagrande, alerta que o número geral é muito baixo e a falta de declaração implica em multa. Além disso, a autorização para compra e venda de animais ou outros fica bloqueada.
O formulário para preenchimento das informações pode ser retirado nas Inspetorias Veterinárias ou Postos Veterinários dos municípios onde o agricultor tem propriedade, preenchido em casa e devolvido nos mesmos locais.
Porém, em função do fim do prazo para o processo, Carina Casagrande alerta que o ideal é o produtor comparecer nos mencionados órgãos, munidos de todas as informações, e efetuar a declaração. É preciso declarar todo o rebanho da propriedade, desde bovinos, ovinos, equinos e outros, inclusive se produz aves, peixes, abelhas e demais.