A colheita do trigo, dentre os 44 municípios do escritório regional da Emater, com sede em Ijuí, está em pouco mais de 63%, conforme o informativo semanal divulgado hoje. O trabalho foi retomado com intensidade entre quarta e sexta-feira passada, com contratação de máquinas e troca de serviços entre produtores para realizarem a ação de maneira rápida, visto as constantes chuvas.
A medida que avança a colheita, a qualidade do cereal diminui e aumenta o volume de produto fora do padrão de qualidade para consumo humano. Nos municípios mais próximos de Ijuí, onde os volumes acumulados de chuva foram os maiores da região, a qualidade do trigo colhido é muito baixo, com PH menor de 70. A produtividade das lavouras também reduz. O rendimento médio é de 33,20 sacas por hectare. Do trigo que ainda está nas lavouras, praticamente o total está pronto para colheita.
Houve aumento substancial do preço do trigo de qualidade PH 78 ou acima, mas não teve correção na cotação para demais padrões, o que causou alvoroço entre os agricultores, pois praticamente não foi colhido produto com qualidade boa.
Já no que se refere à aveia branca, as lavouras colhidas durante os últimos dias em Ijuí e região não apresentaram qualidade de grãos para atender as exigências da indústria para consumo humano, com destinação para alimentação animal.