Busca rápidaX

MANCHETES

CPI da UPA, que investiga morte de veterinária ijuiense, começa ouvir depoimentos nesta quarta-feira

8 de novembro de 2023

Na manhã desta quarta-feira (08), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) encarregada de investigar os eventos relacionados à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no município de Ijuí, em razão do falecimento da Sra. Taísa Cristini Protti, realizou sua primeira sessão de oitivas com testemunhas.

Os depoimentos fornecidos nesta fase inicial envolveram o secretário municipal de Saúde, Márcio Strassburger, o enfermeiro e coordenador da UPA de Ijuí, Tiago Rakoski Zientarski, e o médico Márcio Roberto Wagner. A técnica em enfermagem e coordenadora adjunta da UPA de Ijuí, Renata da Silva Paim, foi dispensada pela Comissão, que considerou que o coordenador Tiago sanou as dúvidas dos parlamentares. 

Após a conclusão da primeira etapa de oitivas, a CPI solicitou o comparecimento de novas testemunhas para as próximas sessões, que estão agendadas para os dias 22 e 29 de novembro.

Os vereadores que compõem a CPI são: Matheus Pompeo de Mattos, Josias Pinheiro, Rodrigo Noronha, Ubiratan Erthal e Bruna Gubiani.

Taísa morreu em casa em 7 de julho, depois de relatar fortes dores no peito e falta de ar. Um dia antes, ela procurou atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro Social Urbano e, em seguida, foi encaminhada para a UPA Assis Brasil, com a recomendação de realizar exames de raio X e eletrocardiograma. A veterinária aguardou quatro horas para ser atendida, foi examinada por uma médica e recebeu medicamentos para ansiedade. No entanto, os exames solicitados não foram realizados, por motivo ainda não esclarecido.

 

Fonte: RPI/ Câmara de Vereadores
error: Conteúdo protegido!