Busca rápidaX

MANCHETES

Panambi registra caso suspeito de gripe aviária em humano

15 de novembro de 2023

A Administração Municipal de Panambi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Setor de Vigilância Epidemiológica, vinculado à Coordenadoria de Vigilância em Saúde, alerta a comunidade sobre a influenza ou gripe aviária.

A influenza, ou gripe aviária, é uma enfermidade viral altamente contagiosa que afeta, normalmente, aves domésticas e silvestres, causando problemas respiratórios. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), eventualmente, a doença também pode atingir mamíferos como ratos, gatos, cães, cavalos, suínos, além do ser humano. A infecção em humanos ocorre pelo contato com aves doentes ou superfícies contaminadas com excreções desses animais, como saliva, secreções nasais ou fezes.

Os sintomas em humanos são semelhantes aos de uma gripe comum, sendo o tratamento realizado com remédios antivirais comuns. No entanto, a gripe aviária pode apresentar sintomas mais intensos em imunodeprimidos, idosos e portadores de doenças crônicas cardíacas ou pulmonares, considerados grupos de risco.

Em Panambi, segundo o Setor de Vigilância Epidemiológica, há um caso em investigação, ou seja, suspeito de ter contraído a doença, aguardando o resultado do monitoramento pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).

A SMS solicita que, em caso de dúvidas ou suspeita, a comunidade entre em contato com o Setor de Vigilância Epidemiológica pelo telefone (55) 3375-6424, ramal 378, ou com a Inspetoria de Defesa Agropecuária pelos números (55) 3375-4577 ou (51) 98445-2033 (WhatsApp), ou ainda pelo e-mail [email protected].

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e prefeitura