Há quase vinte e quatro anos na fila de espera por uma habitação popular, a moradora de Ijuí, Iberanes Fernandes Bussler, de 51 anos, relatou ter sido destratada pelo Secretário de Habitação da atual gestão municipal, Marcelo Buss, ao participar de uma reunião com o mesmo, na última terça-feira, 21.
De acordo com Bussler, desde 2010 já foram diversas idas à Secretaria de Habitação do Município e conversas com as autoridades responsáveis para conseguir a doação de um terreno. Inclusive, na primeira vez em que a concessão foi aprovada, a diarista teve que assinar a desistência do contrato porque o imóvel foi invadido por outra família. Orientada pelas secretárias de habitação da época, Bussler entrou novamente na fila por um lote e aguarda liberação do município até hoje.
A mulher reside de aluguel em uma casa com o filho, menor de idade, e admitiu ter dificuldades para pagar as contas no final do mês.
Na sua última ida à prefeitura, na terça-feira, 21, Bussler contou ter sido destratada pelo então Secretário Marcelo Buss, que, segundo ela, teria a expulsado da sala. A diarista realizou um boletim de ocorrência da Delegacia de Ijuí.
Procurado pela redação, Buss afirmou que a beneficiária teria chegado exaltada na sua sala, solicitando o motivo pelo qual a prefeitura ainda não lhe concedeu um espaço para construir sua casa. Ainda de acordo com o Secretário, há uma fila de espera pela doação de habitações populares no município, e que esta não pode ser furada.