Busca rápidaX

CPI que investiga morte de ijuiense após consulta na UPA vai ouvir médica responsável pelo atendimento no final do mês

22 de novembro de 2023

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) encarregada de investigar os eventos após a morte da médica veterinária Taísa Cristina Protti, que faleceu um dia depois de ser atendida na UPA de Ijuí, vai ouvir a médica responsável pelo atendimento na próxima semana. A CPI investiga, entre outros fatores, o porquê da médica não ter realizado os exames de raio X e eletrocardiograma, solicitados após o primeiro atendimento de Taísa, efetuado no Centro Social Urbano.

A médica veterinária morreu em casa, no dia 7 de julho, depois de relatar fortes dores no peito e falta de ar. Um dia antes no entanto, ela já havia buscado atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro Social Urbano e, em seguida, foi encaminhada à UPA Assis Brasil, com a recomendação de realizar os referidos exames. Porém, a paciente aguardou quatro horas para ser atendida, foi examinada pela médica e recebeu medicamentos para ansiedade. Ou seja, os exames solicitados não foram realizados.

Matheus Pompeo, vereador que preside a comissão, afirmou, em entrevista à RPI, que a médica segue atuando normalmente junto a Secretaria Municipal de Saúde. Até agora já foram ouvidos o secretário municipal de Saúde, Márcio Strassburger, o enfermeiro e coordenador da UPA de Ijuí, Tiago Rakoski Zientarski, e o médico Márcio Roberto Wagner. Em entrevista, Pompeo citou alguns questionamentos já realizados na fase inicial da investigação e disse que a gestão também tem uma parcela de responsabilidade nas contratações. Segundo ele, a referida médica era recém-formada e não tinha experiência. Além disso, Matheus afirmou que devido a dificuldade de encontrar médicos para atuar junto ao município não existe uma seleção adequada para escolha do profissional.

Além da médica responsável pelo atendimento, serão ouvidos no próximo dia 29, o médico que fez atendimento no SAMU após a constatação do óbito e uma familiar que acompanhou Taíse durante as consultas. Os demais vereadores que compõem a CPI são: Josias Pinheiro, Rodrigo Noronha, Ubiratan Erthal e Bruna Gubiani.

Fonte: RPI
error: Conteúdo protegido!