A etapa Estadual da Liga Gaúcha de Voleibol acontece no próximo final de semana, nos dias 25 e 26 de Novembro em Recanto Maestro. A equipe do Ijuí Pró-Volei, comandada por Alex Lenz Stragliotto, conquistou a vaga na disputa do estadual da liga após ser vice-campeão na disputa regional realizada em Ijuí.
Essencialmente amadora, a liga foi criada por atletas e treinadores, as etapas competitivas vão de março a novembro e a Liga Gaucha de Voleibol é hoje a maior competição de voleibol amador do Sul, formada por 5 regiões, Centro (R1), Serra e Metropolitana (R2), Campanha (R3), Fronteira Oeste (R4) e Norte (R5), com 100 equipes de mais de cinquenta cidades diferentes do estado do Rio Grande do Sul.
Para representar o município no estadual a equipe do Ijuí Pró-Volei conta com os atletas Alexandre Dorneles Dumke, Braian Vitor Albrecht dos Santos, Erick da Silveira Barboza, Fábio Andrei Schmitt Júnir, Fábio José Estebo Carpes, Fernando Liebich Rinke, Gabriel da Trindade Rodrigues, Gabriel Silva de Vargas, Gustavo Schuster Noster, Kauan Vitor Alves Batista, Lucas Carvalho Pinto Zucchini, Nerison Marschall Munchen, Renan Hepp e Vitor da Silva Destefani. Da lista 5 atletas não estarão presentes em Recanto Maestro devido a compromissos de trabalho e estudo, Penno, Braian, Nerison, Kauan e Estevo.
A final acontece no Ginásio de Esportes Recanto do Maestro, entre 8h e 21h, com as decisões acontecendo a partir das 15h de domingo, onde se decide o campeão estadual da Liga, no Feminino e Masculino. A entrada é franca com arrecadação de alimentos perecíveis e transmissão ao vivo. No feminino a equipe representante da região é a SRV de Santa Rosa e no Masculino a equipe principal do projeto Ijuí Pro-Volei representa a cidade.
No sábado a equipe do Ijuí Pró-Volei enfrenta a equipe de Nova Esperança e Xaxim. Classificam-se para a segunda fase eliminatória o primeiro e o segundo colocados da fase classificatória, direto as quartas de final, os demais, em eliminatória simples, disputam quem avança às quartas de final. Os vencedores das quartas de final avançam a semifinal onde os vencedores disputam a grande final estadual e os perdedores disputam o 3º e 4º lugares.
Todos os jogos da fase classificatória, quartas, oitavas, semifinais e decisão de terceiro serão em melhor de 3 sets, até 21 pontos, tie break até 15 pontos, seguindo regra oficial do voleibol para determinar o vencedor. A grande final será disputada em sets de 25 pontos, melhor de 3 sets com tie break caso seja necessário.