Em razão do surgimento de novas sublinhagens de uma variante do Coronavírus no Brasil, o Ministério da Saúde e a secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul orientam que os municípios ampliem a vacinação na população mais propensa a desenvolver formas graves em caso de infecção pela Covid.
A recomendação é de aplicar a segunda dose da vacina bivalente em pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidos acima de 12 anos de idade, desde que tenham recebido a última dose do imunizante há mais de seis meses.
Em Ijuí, a secretaria da Saúde possui doses da vacina bivalente disponível para a população. As salas de imunizações disponibilizam a bivalente nas terças-feiras. Os moradores precisam procurar a sala de vacina do ambulatório de referência onde residem.
No entanto, segundo a enfermeira Moiseane Bracht, coordenadora do setor de imunizações da secretaria de Saúde de Ijuí, a procura pelo imunizante Covid está bem baixa. Ela espera que a partir de agora a população alvo desta recomendação de nova dose de reforço bivalente compareça nas salas de vacinas para atualizar o esquema de imunização.